quinta-feira, 3 de março de 2011

Província - "Quatro Faces"

Clássico faz 14 anos!


Gravado em 1997 com 14 grandes músicas do início ao fim. Cult. Precursor do rock valenciano. Inspirou várias bandas a gravarem material próprio. Frank Harrison na voz, Marcelo Águia no baixo, Marcus Prado na guitarra e André X na bateria, com participação de Noronha nos teclados. A gravação foi feita em Barra Mansa no Studio 430 de 24 canais com a direção técnica e mixagem de Luiz Paulo Paiva e Evandro Pereira, direção artística de Simone Moura e fotos de Márcio Ramos. E após 13 anos, as bandas daqui começam a querer gravar (tem que ter capinha!). Wrathorned (2 discos) e O Celeiro já lançaram seus álbuns/EP's em 2009 e 2010. E você? Aperte o REC. Vamos gravar! Seja Deus. Faça música própria! Parabéns Província, hoje Hipnotize.

Faixas:
1-Teu Olhar (introdução marcante "A luz se apagará, me induz a me libertar!"
2-Minutos De Infidelidade (fez muito sucesso também)
3-Palavras (a carro chefe do disco)
4-Jóia Perdida (inicia reggae e depois fica progressiva)
5-Jogos Da Vida (dizia-se na época que tinha uma pegada Rush)
6-Duas Partes (começa caipira e vira uma linda poesia rock)
7-Perdido Em Mim (Marcelo Águia no vocal)
8-Mudança A Um Novo Começo (tem um fraseado meio flamenco bem interessante/ "tua vida era a noite a buscar o perdido")
9 O Levante De Poeiras (Prado toca viola e slide/ umas das primeiras composições da banda saiu em fitinha k-7 como demo)
10- Olhos Ofuscados (uma noite de bebeira, esse é o tema. "A noite convida a alguns goles/ Sorrisos dilatados, lábios rosados, ohos ofuscados em sonhos aproximados. peloe estilo a letra deve ser do Frank)
11-Ella (Uma declaração de amor. A Raquel adorava essa música)
12-Viagens (A mais rock do disco apresentava uma quebrada de bateria sinistrinha, letra bem psicodélica remtendo a um clipe do Pink Floyd)
13-O Lado Direito - Canção bacana, bons vocais de Frank e Marcus, arranjo maneiro, uma de minhas preferidas do disco... me faz estar no mirante do cruzeiro).
14-Na Mesma Estrada (A menor faixa começa com Águia e Prado mandando ver no vocal, para depois entrar a instrumental, e consequentemente a voz juvenil de Frank e a guitarra do Marcus).
É um bom disco independente de qualquer detalhe de gravação/produção. Marcou época e é atual até hoje, passados 14 anos.

3 comentários:

  1. Muito legal a matéria! O província ainda é referência inclusive para nós, do Hipnotize. Num tempo em que gravar um cd independente era realmente um desafio(pra quem sabe, o André chegou a empenhar um carro que ele tinha)conseguimos ir mais além; bancamos nosso trabalho e fomos para São Paulo, de mala e cuia, sem lenço e sem documento, e só voltamos porque perdemos a batalha para nós mesmos. Faltou amizade, cumplicidade e, acima de tudo, maturidade! Mas, voltamos como Hipnotize, dispostos a recuperar o tempo perdido e enfrentar os novos e antigos desafios. Os cães ladram...e a caravana passa. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. E ainda cataram mais um maluco no meio do caminho pra fazer parte da muvuca...rs.
    Eram 4 e agora somos 5.
    Salvem os Deuses da Música!!

    ResponderExcluir
  3. O André X acabou aterrissando em terras capixabas (Linhares - ES). Cheguei a fazer uns dois ensaios com este músico fera. Ele me deu um CD do Província (que estou a procura para download - já que ele arranhou). André me apresentou a banda Dream Theater a qual sou fã hoje.
    Se puderem me enviar as músicas, ficarei grato:
    felipe.dejavu@gmail.com

    ResponderExcluir