quarta-feira, 16 de março de 2011

Festival Mulheres no Volante em JF

Mulheres no Volante chega à quarta edição com cinco dias de programação gratuita

Serão cinco dias seguidos de programação totalmente gratuita, começando hoje dia 16, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Criado em 2007 por um coletivo de artistas de Juiz de Fora (MG), o MnV 4.0 está mais maduro e mais político. O evento discute os papéis tradicionalmente femininos e masculinos na sociedade, visando responder ao seu questionamento original: “onde estão as mulheres na arte?”. O festival conta com apoio da Funalfa e do CCBM. Os convites para os shows (20/03) já podem ser retirados, gratuitamente, na secretaria do Mascarenhas.

>>>SHOWS DIA 20/03 NO CCBM>>>

*QUINTETO SÃO DO MATO (Juiz de Fora/MG)- http://www.myspace.com/quintetosdm

Ainda em carreira incipiente, a produção musical do quinteto já começa a ganhar o mundo. Uma de suas músicas autorais, “KuzeyMané”, foi selecionada por uma comitiva internacional para compor a coletânea “Music from Minas Gerais”, da revista inglesa Songliness (que tem uma tiragem de 20.000 exemplares, vendida principalmente na Europa), edição setembro/outubro de 2010. O Quinteto integra o CD junto à Lô Borges, Fernanda Takai, Mauricio Tizumba e Aline Calixto.

*TOP SURPRISE (Juiz de Fora/MG)- http://www.myspace.com/topsurprise
fOTO: gIOVANNI nOGUEIRA
Para a Top Suprise, o mundo parece ter começado nos anos 80 – quando seus integrantes nasceram e as guitarras adquiriram um volume insuportavelmente alto. Então, de certa forma, os ruídos de Sonic Youth e Dinosaur Jr fizeram o big bang do que culminaria no som do quarteto. Ainda nos anos 90, as gravações lo-fi do Guided By Voices transmitiram uma mensagem DIY muito mais contundente para as gerações X e Y (sim, é onde estamos agora) do que qualquer uma anterior. Mas a Top Surprise sabe que ruídos caseiros, ainda que maravilhosos, não enchem os bolsos de ninguém. Daí surge o contorno pop das melodias, que deixariam Phil Spector orgulhoso – ou talvez surdo.

*CHERRY PIE (Juiz de Fora/MG)- http://www.myspace.com/bandacherrypie

A banda foi formada em meados de 2007, buscando trazer clássicos do hard rock de volta ao cenário musical de Juiz de Fora. Formada por Lorena Fernandes (vocal e guitarra), Thais Xavier (guitarra), Flávia Guerra (bateria) e Erika Guerra (baixo) a banda ganha destaque após o lançamento de “Evil Girl Got No Secrets”. O projeto então passou a seguir com a finalidade de desenvolver composições próprias, voltadas a uma linha oitentista que conta com influências de grandes nomes do rock internacional como Whitesnake, Motley Crue, Ratt, Kiss, Van Halen e Skid Row.

*AS MERCENÁRIAS (São Paulo/SP) - http://www.myspace.com/powertrioasmercenarias

Dez anos antes do Bikini Kill inaugurar a onda de punk-hardcore feminista (em 1990), as Mercenárias já perambulavam pela noite de São Paulo, mostrando a força de suas músicas – um som pesado e de letras politizadas que agradava fãs de Sex Pistols, Siouxsie and the Banshees, Joy Division, entre outros. Suas canções de dois minutos continuam reverberando mesmo passadas duas décadas.

>>>TEMÁTICA
>>>Mulheres na guerra
Com o tema “Mulheres na guerra, Mulheres contra a guerra”, o MnV 4.0 mostra que elas sempre estiveram lado a lado com os homens nas mais diferentes tarefas. A arte gráfica e ambientação do evento remetem à Segunda Guerra Mundial, momento histórico marcado pela entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho e, sobretudo, pela invisibilidade de sua atuação nas mais diversas funções.

>>>Mulheres contra a guerra
O festival deixa explícito, desde a primeira edição, que a intenção não é travar uma “guerra dos sexos”. É a partir do espaço de debate e troca de experiências entre homens e mulheres, proporcionado durante todo o evento, que as Mulheres no Volante pretendem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O debate de abertura (Dirigindo pra onde? Gênero, Rock e Mini-DV) apresenta, no dia 16, o Festival Mulheres no Volante e o tema da quarta edição. Momento também de resgate do histórico do festival, com exibição de vídeos, fotos, camisetas, flyers e as mais diversas quinquilharias acumuladas nesses quatro anos. Em seguida, a artista plástica Priscilla de Paula executa, ao vivo, sua performance Medusa.
Já no dia 17, o debate Nem rosa nem azul discute a desconstrução dos papéis tidos como feminino e masculino na sociedade, sob a perspectiva de gênero. Promovido pelo coletivo feminista Maria Maria – Mulheres em Movimento. Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres em Juiz de Fora, o coletivo atua na cidade desde 2006 e é parceiro do MnV desde sua primeira edição.

>>>>Oficinas e shows
As oficinas de guitarra, vídeo, imagem digital e stencil, voltadas para meninas, acontecem entres os dias 18 e 19 e buscam incentivá-las a produzir arte em condição de igualdade, mesmo em espaços tipicamente tidos como masculinos. Já a oficina de defesa pessoal tem como objetivo contribuir para o enfrentamento da violência contra a mulher. Em parceria inédita com o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, o MnV pretende dar visibilidade ao trabalho das diretoras que participaram da Mostra Competitiva Nacional 2010 do festival e estimular novas produções.
No dia 20 o MnV 4.0 fecha a programação com quatro shows musicais, com bandas femininas e mistas. A atração principal é a banda paulistana As Mercenárias. Pioneiras da era em que o rock brasileiro ainda era, exclusivamente, assunto de macho, a banda se consagrou nos anos 80 com hits marcantes como “Polícia” e “Me Perco Nesse Tempo”. As bandas juiz-foranas Cherry Pie, São do Mato e Top Surprise também se apresentam.

>>>>PROGRAMAÇÃO

16 DE MARÇO (Hoje, quarta-feira)
Abertura Oficial do Festival Mulheres no Volante 4.0 | 20h |
Dirigindo pra onde? Gênero, Rock e Mini-DV
Local: Videoteca do CCBM
Apresenta o Festival Mulheres no Volante e o tema de sua 4ª edição: Mulheres na guerra. Mulheres contra a guerra. Momento também de resgate histórico do festival, com exibição de vídeos, fotos, camisetas, flyers e as mais diversas quinquilharias acumuladas nesses quatro anos.Em seguida, a artista plástica Priscilla de Paula executa, ao vivo, sua performance Medusa.

17 DE MARÇO (quinta-feira)

Oficina: Imagem digital para meninas | 09 às 12 e de 14 às 17h
Debate: Nem rosa nem azul | 19 às 21h |
Convidadas: Tica Moreno (Marcha Mundial das Mulheres), Giane Elisa (Candaces, coletivo de mulheres negras), Carol Radd (Maria Maria) e Alessandra Muniz (Jornal Mulier).Local: Videoteca do CCBM. Discute a desconstrução dos papéis tidos como feminino e masculino na sociedade sob a perspectiva de gênero. Promovido pelo coletivo feminista Maria Maria – Mulheres em Movimento. Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres em Juiz de Fora, o coletivo atua na cidade desde 2006 e é parceiro do MnV desde sua primeira edição.

18 DE MARÇO (sexta-feira)- Oficina: Rock para meninas | 13 às 16h

19 DE MARÇO (sábado)- Oficinas:Defesa pessoal para mulheres:10 às 12h - Vídeo Instrumental para meninas:14 às 18h - Stencil em tecido:14 às 18h
Sessão de Curtas: Elas fazendo Cinema:18h - Curta-metragens de diretoras que participaram da Mostra Nacional do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades (2010). Local: Videoteca do CCBM. Em parceria inédita com o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, o MnV pretende dar visibilidade ao trabalho das diretoras que participaram da Mostra Competitiva Nacional 2010 do festival e estimular novas produções.

20 DE MARÇO (domingo) Local: CCBM ROCK! | a partir das 16h
Antes dos shows, acontecerá um desfile organizado pela Professora Selma Flutt, do curso de Moda da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, com materiais e processamentos, nylon, tecidos para sombrinha – que desapareceram durante a 2ª Grande Guerra para a fabricação de paraquedas.

+ Moda:
HARATANI ACESSÓRIOS
POCOSSÔ MULÉ
BAZAR EVERYTHING MUST GO

+ DISCOTECAGEM: AMIGAS DA PAGU (Anelise Medina , Maria Hallack e Claire Jaeger)

+Poesia
cahier (@larissaandrioli)
Página 29 (@laura_assis)

>>>>>Outras informações podem ser obtidas pelo site: http://www.mulheresnovolante.com>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário