segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

3º Festival Intermunicipal de Música de Rio das Flores

Na "batalha contra os violões", enfim o rock ganhou! hehehe

>>>Elenco do tempo: Albuquerque (guitar), Igor (vocal/guitar), Daniel (drums), Renato (bass) e João Jr (violino):


Em um clima muito legal, a galera de Valença mandou muito bem e mais do que isso, foi simplesmente parceira. Um dando força para o outro. A brincadeira da "Guerra MPB x Rock" teve mais um capítulo! Em um festival com um grande número de canções gospel, poucos sambas/pagode, MPB tradicional e poucos rocks, a banda valenciana O Celeiro das Rochas levou o 1º lugar.
Esperávamos que poderia ficar entre as três, depois que soubemos que iriam misturar as 8 finalistas de Rio das Flores, a coisa ficou esquisita...
Nilo, Alex, Léo e Marquinho se apresentaram bem, apesar de uma sutil microfonia, Nilo descontraiu, cantou bem como de costume, Alex teve um pequeno probleminha na altura do som e Marquinho e Léo a cozinha firme de sempre. Música interessante. Terceiro lugar.
O primeiro e o segundo lugar empataram, e foram para a disputa no mano a mano, o desempate foi a soma dos quesitos LETRA e MELODIA - segundo um jurado um critério que não premiava. Felipe Trindade e Guilherme Dutra ficaram com prêmio do segundo lugar. Música firme. Levou melhor Intérprete também. Voz e piano. Formato compacto ideal para festivais. Parabéns à canção "Sertão". Firme e realista.
E aí foi a decisão... pensei: "agora não tem jeito é o Celeiro"... ou eles vão arrumar um jeito de enfiar alguém de Rio das Flores... E deu Celeiro que levou também melhor arranjo e ainda receberam um violão, que havia sido dado para sorteio.
Mesmo com o desconto de pontos de um jurado que alegou a "presença de plágio em duas partes da música" (?) (ele também apontou outras canções com plágio que também tiveram pontos descontados), outro jurado (com chapéu de palha e todo de branco) se empolgou tanto com a beleza da canção que foi atrás do baterista Daniel Barbosa elogiando o excelente trabalho e perguntando se eles já tinham gravado e tal... Jurados, como entendê-los?
>>>Violão "folk", troféus e a ampulheta sendo executada...

Em minha opinião, a canção teve uma bela performance, uma segurança única da banda, o vocal excepecional do Igor Almeida, a bateria versátil do Daniel Barbosa, o toque do sutil de Rafael Albuquerque com efeitos reproduzindo vento e posteriormente uma pegada pessoal de galã (ele toca com um estilo de "galã hollywoodiano", bem interessante!), a força da presença de palco e segurança de Renatinho no baixo e a exímia performance de João Júnior que soube dosar o violino (pq senão souber fica chatíssimo) inserindo-o em pontos chaves da música.
Sobre a canção, Daniel Barbosa, baterista disse: “Cara ela começa te fazendo uma pergunta, “o que você faria se o mundo fosse acabar?”. E então a gente começa a citar algumas coisas que as pessoas fariam... mas a ideia principal é “se você faria isso quando o mundo fosse acabar, porquê não faz agora?”. Sobre o uso do violino, diz: “A ideia veio depois da música pronta, mas a ideia de fazer essa parceria já tinha aparecido antes, só faltou a oportunidade...”. Sobre o estilo da música, afirmou “Cara, é meio difícil classificar... porque as nossas músicas são meio que uma mistura de tudo que a gente gosta. Tem a parte do progressivo com uma pegada bem massa do violino. Ela começa bem lentinha dando ênfase na letra, depois começa a vir crescendo com caídas para solos de guitarra, efeitos no baixo e guitarra...” E finaliza, “É rock...a galera fica desconfiada,mas enfim, uma banda de rock ganha um festival MPB!”
A música "Ampulheta Milenar dos Tempos" mostrou que rock também ganha festival. "Isso é bom para vocês verem que não somos apenas nós que ganhamos festival, vocês também podem ganhar!", disse um músico da chamada MPB tradicional, feliz pela vitória dos jovens do rock.
A ousadia da banda de "southernrock" e a poética inserida na atmosfera da canção deu o prêmio à essa rapaziada jovem que ainda tem uma "longa estrada" pelo caminho das pedras, pois este é apenas o fim do capítulo 1. Fé na música própria, porque o resto acontece.
>>>O Celeiro das Rochas em ação:

>>> 2º lugar - Dupla afiada para festivais! Felipe e Guilherme, amigos e parceiros:

>>> 3º lugar - Vi com eles de carro ouvindo Caetano Velloso... e não é que é bom? - Marquinho (foi em outro carro), Léo (baixo), Nilo (voz) e Alex (violão):

Parabéns à todos, Ramiro, Fael, Breninnho, e outros que foram à final! E os que não foram também, ora bolas!

33 comentários:

  1. Realmente não da para entender os jurados,como a banda DIANOV que levantou a galera nao conseguiu nem se classificar???????????? A música dos cara é top,é a banda do gordinho loiro.....?????Alguém consegue explicar????????????

    Juliana , Jardel, pufy,Timbureco, hannah, Marlon, Vilmar , Jonas, Dé,Zazá.........


    E gostaria de saber desde qdo O Anderson entende de música para ser jurado????

    ResponderExcluir
  2. É, agradecemos a participação, mas estamos aí para isso.

    ResponderExcluir
  3. o terceiro 'fim' de rio das flores deveria ser o fim mesmo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como assim??? Como pode um jurado descontar pontos por alegar a "presença de plágio em duas partes da música"????
    Primeiro, se houve plágio realmente, ele não deveria descontar pontos e sim comprovar a existência do mesmo e exigir a desclassificação da música, porque plágio é crime.
    Segundo, como pode um jurado emitir um comentário desta natureza em "off", para pessoas externas ao corpo de jurados? Parece-me um comportamento totalmente antiético e merecedor de total repúdio.

    ResponderExcluir
  5. Bom, parabéns aos caras, que sempre mandam muito bem.
    Nao conferi, mas pelo nível das músicas deles que já ouvi, creio que tenha sido merecido.
    Agora, pqp...
    Festival na região (leia-se Valença/Rio das Flores) é um troço precário, cheio de cartas marcadas e jurados que nada entendem de música... tudo bem, vale pela iniciativa e acaba revelando artistas que ficam escondidos no anonimato.
    Mas isso acaba criando uma imagem ruim e desestimulando o surgimento desses músicos diante de um público maior...
    Ou seja, do jeito descompromissado como os festivais daqui são, acabamos naquela história da "faca de dois legumes"...

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Não é legal. Por isso achei válido postar o que ouvi de um jurado. Situações curiosas. Mas como disse o Renato, não adiantou nada, deu Celeiro. Sobre a participação dos músicos de Rio das Flores, acho extremamente válido e importante. Não se deve desanimar e aprender sempre. O prêmio é a experiência que adquirimos. Vejo potencial de crescimento na banda acima referida, DIANOVE, né?! Parabéns a todos que participaram!

    ResponderExcluir
  7. Aliás, não só a música "Ampulheta Milenar dos Tempos", mas outras músicas também apresentaram plágios, segundo o jurado, e foram notificadas pelo mesmo nas planilhas referentes. O ideal seria manter determinadas informações em OFF. Ou melhor, o ideal seria a formação de um corpo de jurados de fora, como já lutamos anualmente.

    ResponderExcluir
  8. Como diria o mestre Arnold Schoemberg, não é mais possível compor algo completamente original. O máximo que dá pra fazer atualmente é "mudar a mobília de lugar", ou seja, nossas músicas são colchas de retalhos de outras músicas. O que importa é saber fazer isso com sabedoria e criatividade. E mesmo assim vamos ter a impressão de já termos ouvido isso antes em algum lugar...

    ResponderExcluir
  9. Corrigindo o nome por erro de digitação: Schöenberg.
    Perdão, mestre.

    ResponderExcluir
  10. Como complemento a informação que o "anônimo" prestou: http://cenabeatnik.blogspot.com/2007/09/msicas-parecidas.html

    Enfim, ficamos muito agradecidos por todos que estiveram lá, ou por aqui, torcendo por nós! O Celeiro fica muito grato MESMO!

    ResponderExcluir
  11. Vou ver se consigo liberar o nome dele. Acredito não ter problema. Farei o possível. Com relação à originalidade... não sei se é impossível fazer algo original... tudo são (con) sequências de um momento passado... mas é muita filosofia isso...

    ResponderExcluir
  12. "anônimo" é foda mesmo... pô velho!!!! coloca o nome aí!

    ResponderExcluir
  13. Esse jurado é um tremendo de um idiota e sem ética! Não sei o que ele estava fazendo lá. Se ele viu plágio na nossa música, deveria ter levantado a questão naquele momento. Agora, sair por aí dizendo isso é uma tremenda de uma cafagestagem!!!
    Demos um duro danado fazendo nossa música, aí vem um safado desse falar isso!!!
    Ele deve ser amigo dos sempre favorecidos em festivais. Nem tirando ponto da gente conseguiu nos derrubar. FDP como todos os mesquinhos dessa cidade hipócrita, atrasada, que vivem favorecendo uns aos outros em todos setores. E, infelizmente, até na música aqui tem isso.
    Renato Nunes.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito do festival, e acho que levaram os prêmios quem realmente mereceu, é claro que jurados falando das músicas é inaceitável. E quem não ganhou trabalhem mais e melhorem pois o resultado foi justo (chora na cama que é lugar quente)!!! Parabéns celeiro!!!!

    ResponderExcluir
  15. O Jardel que falou que tem que ser o fim, uma pergunta, nós já não temos oportunidades e se fecharmos a que temos, você vai abrir uma???? Não sabe o que fala não fala merda!!!!!! Dalhe celeiro, vcs mereceram!!!

    ResponderExcluir
  16. Dianov ninguém merece!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. DIANOV é daquele cara de barba new metal preta e cabelo de pagodeiro. Tá brincando né!!! Jardel, vá caçar sua turma. Manda aquela galera estudar um pouco!!!!!! CELEIRO DAS ROCHAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Quer que eu diga uma coisa para vocês, sou Rioflorense e concordei com o primeiro lugar, mas não concordei com outras premiações e nem por isto sai fazendo este tipo de comentário em um blog, como o dono do mesmo aki fez. Com relação ao jurado, sem ética se for verdade o que estão dizendo.
    Foi muito bom o Celeiro e o povo Rioflorense gostou. Teve plágios sim, mas não do Celeiro na minha opinião. Como teve apelação de alguns músicos com a melancolia.

    ResponderExcluir
  19. na verdade o tal do Jardel, tá doido e a melhor forma de se expressar foi assim apedrejando os outros. A tal da Juliana não deve entender de música boa, coitada. O blogueiro é um piadista o jurado um pé no saco sem ética e sem caráter para exercer esta função.

    ResponderExcluir
  20. Desisto...
    Valença e Rio das Flores não tem jeito msm... tanto na política, quanto na música...
    Uns sempre se acham melhores que os outros, uns têm certeza...
    Mais uma vez, parabéns aos que se sairam melhor dessa vez.
    E quem não ganhou e de repente mereceu ganhar, é bom lembrar que nem tudo é justo nessa vida. E se tiverem que despejar sua revolta em alguém, vão brigar com os jurados ou com a organização, pq quem ganhou não tem nada a ver com isso.

    Anoni Mattos

    ResponderExcluir
  21. Criticas sempre são muito bem vindas, porém tem que ter fundamento!!! Se realmente o Giovanni escutou jurado falando de plágio, peço que me fale o nome que iremos conversar com o mesmo e com certeza isso não irá acontecer mais, pois isso é inaceitável. Se quem ganhou merecia ou não ganhar não posso afirmar nada, pois o nível das músicas e dos músicos na final era muito bom, e todos tinham chance de ganhar.
    Não acho justo as críticas que somente são usadas para denegrir a imagem de uma instituição séria como a camerata, que por sinal tem feito muito pelos músicos da nossa região. Agora pense só um pouco e me diga se não são por estes tipos de palavras soltas de qualquer jeito que não acontece mais festivais?
    Aconteceram erros que com certeza serão corrigidos no próximo festival, pois da mesma forma que vocês aprendem nós também aprendemos.
    O evento foi realizado pensando somente nos músicos de nossa região que tanto merecem reconhecimento, e se um ou outro não ganhou, foi por algum motivo que os jurados encontraram e que não cabe a mim falar, pois foram cahamados (jurados) para esta função.
    Fico feliz pelas crÍticas pois são com elas que aprendemos, mas fico triste pois a covardia de muitos prevaleceu e não tiveram coragem de falar com a organização e preferiram a obscuridade de um Blog.
    Muito obrigado em nome da RS Marketing por nos proporcionar um final de semana maravilhoso e parabéns a todos pois cada um músico que compareceu foi vencedor e merece todo o respeito do mundo, pois faz cultura literalmente com as próprias mãos.
    Rodrigo de Souza

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela organização sempre difícil de um festival. A informação deve ser passada adiante, sempre. Como músico, não apenas eu, mas como a torcida do Flamengo acredita que os jurados devem vir de fora. Apesar do conhecimento musical de muitos jurados no III FIM, acreditamos que para uma melhor qualidade do festival, jurados deveriam vir de fora, sendo imparciais de todas as formas. Gosto muito da Escola de Samba Unidos do Benfica, mas acredito, por exemplo, que não tem nada a ver o mestre de bateria ser convidado para ser jurado de um festival de MPB, por exemplo. Essa é minha opinião. O jurado em questão foi infeliz em falar o que falou, mas tem todo o dieiro de achar o que for e relatar em sua planilha. Reservo-me no "direito de reter as informações", para a galera não cercar o cara sem necessidade. A intenção é avaliarmos como andam os jurados que são escolhidos para os festivais. Deveria ser formada talvez uma comissão de jurados para a escolha dos jurados que irão para o festival. ...com relação às bandas, todos estão de parabéns, é super incenssato criticar determinada banda, pois só pelo fato de ter entrado em um festival, já demonstrou grande vitória. Venceram por exemplo, músicos e bandas que deixaram de participar. Agora, qualidade e gosto, varia. Eu gosto de barulho de rádio fora do ar, televisão fora de sintonia. Tem gente que gosta de música de música de elevador, de consultório de dentista... Gosto é gosto. E temos que lutar por melhores organizações de festivais. Cada vez mais. Todos juntos em busca para o melhor da música regional. Giovanni Nogueira. Beijos do "piadista".

    ResponderExcluir
  23. como pode existir um festival que a maioria dos jurados é super amigo dos músicos !

    ResponderExcluir
  24. teve um jurado que tirou ponto de duas musicas alegando que existia plagio porque então deixararam entrar no festival, será que este jurado não estava beneficiado alguem , muito estranho porque isto não aconteceu no sabado somente na final no domingo

    ResponderExcluir
  25. Seguinte eu participei dos festivais em todos os dias e toquei 5 musicas ao todo, primeiro gostaria de parabenizar os vencedores do festival e em segundo de nada vai adiantar ficar reclamando aqui que um jurado fez isso ou fez aquilo porque o festival ja selecionou os vencedores, e peço para os musicos que estao fazendo critica dos outros que façam criticas de si mesmo, ex: O que faltou para eu ganhar o festival? Será que minha voz estava mesma adequada? Minha presença de palco realmente estava boa? abraços e obrigado!!! Diego Goulart

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Diego pela participação. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  27. parabéns galera os celeiros das rochas pelo premio de primeiro lugar muito merecido e bom ver uma banda de rock com grandes musicos de talento e que subiram ao palco com muita vontade de vencer e chegaram la valeu mesmo galera,aproveitando o momento falar um pouco do festival de rio das flores que ficou muito legal dar meus parabens a todos que organizaram ao dimas que tanto se dedicou valeu e fique com DEUS Breno Boaretto

    ResponderExcluir
  28. Valeu Breninho! Sempre torcemos por você, que é um grande jovem talento da música valenciana. Com certeza foi muito legal festival. Tem que ter sempre. É, parabéns ao Dimas Gabriel, com certeza. Deu tudo certo. O único ponto a ser observado são os jurados (sempre eles!) e claro, o horário de ônibus porque não dá pra voltar a pé! rsrsrsrs Participe sempre!

    ResponderExcluir
  29. Desculpem-me os de cabeça vazia, e os de notas quadradas, mas infelismente tudo em Valença é questionavel. O festival ja passou, e algumas linguas não param de escorrer veneno, pros que falam que a máfia dos festivais tem que parar, que afirmam que foi combinado ou roubado os resultados, questionando assim musicos espetaculares da nossa cidade, que participaram tocando, ou que la estavam de jurados, procurem se informar antes de falar.Eu ja participei de 4 festivais na minha vida, em 3 deles ganhei como melhor interprete, tive 2 prêmios de terceiro lugar, 2 de segundo e 1 de campeão. Em tres cidades diferentes, com jurados diferentes.Em toda cidade entaum eu sou carta marcada p ganhar? sou foda mesmo entaum, pq dinheiro eu naum tenho...rs

    A questão aqui nao é genero musical, toco na noite mpb, bossa, rock, sertanejo e outras coisas que nem curto muito. Mas alguns musicos da cidade preferem criticar e falar mal, do que juntar forças e correr atras de coisas boas pra nós. Mas voltando aos festivais, pros que acham que teve trabique, deixa seu mail aqui pra mim que te envio minhas canções, dai vc estuda as letras, a melodia e a harmonia que fizemos,que provavelmente nem ouviu, mas ta falando. E assim chegaremos a duas conclusões possiveis, ou vc vai ver que tenho razão,e mérito nas minhas conquistas, ou eu vou ver que vc num entende porra nenhuma de musica!!!

    ResponderExcluir
  30. Isso aí Felipe! Vejo muito talento em gêneros que nem aprecio tanto... Por isso sempre brinco com a rivalidade, pra ver se a birrinha se "banaliza" e vira brincadeira sadia - apesar de preferir o rock (isso eu não escondo) e incentivar novas bandas à participação em festivais e "a vitória final do rock contra os outros gêneros!" hahahahaha. É difícil o rock ganhar algum prêmio porque realmente é um gênero que "afeta" mais o ouvido... e nesses formatos de festivais é difícil mesmo. O maior problema/dificuldade é a mistura de gêneros musicais. Como você vai julgar um bom goleiro e um atacante? Há o samba bom, o jazz bom, o clássico bom... a dificuldade é a realização de um festival com os melhores goleiros, atacantes, zagueiros, laterais...

    ResponderExcluir
  31. É muito legal ver vocês tocando Dave Mattews Band e ainda as suas composições autorais. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  32. parabens , rio das flores, organização 10, os musicos que reclamam ou alegam até pensar que poderiam arranjar para que uma musica de rf poderia ganhar o festival , isso é uma disputa , eles estão lá e para disputar, e porque não , afinal rio das flores investe muito mais em musica que valença, vcs tem alguma escola de musica, exposição , centro cultural com som e espaço para ensaiar quando quizerem, acredito que a maioria ensaia no fundo do quintal apurrinhando os vizinhos com esses rock barulhento. Parem de desconfiar do trabalho dos outros e agradeçam a oportunidade que vcs tiveram. quanto aos juizes , já calcularam o custo operacional de trazer um grupo de jurados de fora. vamos acreditar nas pessoas da nossa região. abraços e desculpe-me essa turma que só reclama

    ResponderExcluir