quarta-feira, 21 de julho de 2010

The Black Bullets - Tributo a Pink Floyd

Um Grande Concerto No Céu... em Valença

por Giovanni Nogueira

É... o som deve estar ecoando até agora pelas ruas da cidade... e certamente irá ecoar por muito tempo em Valença. Quem não foi, com certeza se arrependerá. Quando vai ter de novo? Não sei, só sei que posso morrer feliz por ter visto a obra da maior banda da história... muito bem executada!
Bem, no evento, deu pra rever muita gente que andava sumida... tinha gente importante, músicos de bandas, artistas, deusas, ninfetas... tudo lá em uma grande estrutura. A noite estava tri-maneira!
Segundo bate papo com parte da banda instantes antes do show, a mesma afirmou que ensaiou por cerca de três meses, e era como se fossem apresentar o primeiro show da vida. O nervosismo no camarim era visível, bem como a ansiedade... Calmas eram as backing vocals, Cíbila Farani e Sheila Mell (?) se maquiando diante do espelho. Enquanto o vocalista João comia uma maçã, Rômulo, Duda e Claúdio Morgado reviam alguns detalhes do show, e Fred e Felipim transitavam pelo clube.
Uma tela projetou, minutos antes do show se iniciar, um resumo da carreira do Pink Floyd, formado em meados da década de 60 na Inglaterra. Capas dos principais álbuns e acontecimentos foram exibidos, bem como imagens de Richard Wright (fundador, tecladista, compositor e cantor) e Syd Barret (1º mentor, compositor, vocalista e guitarrista) falecidos recentemente.
Um sampler da instrumental de Atom Heart Mother (“disco da vaca”) tocava quando os músicos subiram ao palco, e logo veio “Shine on You Crazy With Diamonds” para delírio da galera... seguida pela maneiríssima “Have a Cigar” - ambas faixas de “Wish You Were Here”, considerado por Gilmour o álbum em que a banda mais trabalhou em conjunto. Músicas do 2º álbum A Saucerful of Secrets (“Set the Controls For The Heart The Sun”), e de More (terceira trilha sonora criada pelo Pink) “Green is the Colour” com passarinhos e tudo! - tiveram suas participações. O “disco da orelha” - antecessor do clássico “disco do prisma” - (que permitiu aos músicos “testarem” novos recursos e instrumentos que permeariam todo Dark Side) esteve presente com “Echoes” e “One of These Days”. De Animals, saíram “Pigs on the Wing” e “Sheep”. “On The Turning Away” foi a canção do “disco das camas” e “Keep Talking”, "Lost for Words", “What To do you want from me” de Division Bell, além de outras.
Logicamente não foi só isso. Grandes canções do álbum The Wall como “In The Flesh”, “Mother”, “Goodbye Blue Sky”, “Young Lust”, e todo The Dark Side of The Moon, de cabo a rabo!
Em um extenso show, com quase três horas!, a banda The Black Bullets dividiu o mesmo em três partes e foi simplesmente brilhante. No bis, “Wish You Were Here” e “Comfortably Numb”... Sem palavras, né?!

Participações e toques

Os músicos tocaram bem, João alcançou bem os timbres de Waters e Gilmour, os backing vocals mandaram bem, só o microfone do Felipim estava com um volume um pouco alto. Fred mandou bem como sempre, mas se perdeu um pouco no início de "Sheep". Rômulo mandou bem, mas em alguns solos a guitarra estava um pouco baixa. Bateria tranquila, nem precisou de percussão de apoio - e se colocarem não ficará bom. Cláudio Morgado no teclado teclou muito bem, sampleou passagens-chave de certas canções, fez um bom backing vocal e curtiu com a galera várias vezes. Sheila e Cíbila indiscutíveis! Fizeram um grande concerto no céu! A banda ainda teve a participação interessante de Eduardo Duboc “Duda” tocando violão em algumas canções - o que deu um toque da “Era Gilmour” com vários músicos no palco. O som estava muito bem regulado, e os feitos de luz foram excelentes.O telão pode ser mais aproveitado colocando imagens e vídeos.
Faltou algo? É, Pink Floyd sempre vai faltar... não tem jeito... imagina escolher as músicas para um show deles?! Existem as que são preferência geral, e aquelas preferências pessoais pois há grandiosas canções em todos os álbuns... Eu teria minha lista... podia ter rolado o marcante primeiro single “See Emily Play” e “Interestellar Overdrive” do primeiro disco, os rockões “The Nile Song (“More”) e “The gold ut’s the deal”(“Obscured By Clouds” 4ª trilha sonora), “Fat Old Sun”(de Atom Heart Mother) na cola de “Green is The Colour”... faltou “Dogs” de Animals... e claro, músicas do The Final Cut, “The Gunner’s Dream” que tem um lindo piano ou a canção título, que tem um dos mais belos solos de guitarra da história da música... Putz, depois de um grande show desse querer falar algo?! É até pecado! É um enorme privilégio para nós termos uma banda que ofereceu tal show, e barato hein?! Esse é um show pra vinte reais, no mínimo! Obrigado “The Black Bullets”! Este é um show para ser vendido Brasil afora! Paralelamente esperamos ver em breve, mais músicas da banda. Que tal um rock progressivo? Parabéns Zirley Ávila, feliz dia dos pais e feliz aniversário!

*Errata: ao contrário do que foi postado anteriormente, "Hey You" não foi executada.

Um comentário:

  1. Tá na hora da banda partir pra algo mais ousado, variado e técnico, não? Pink Floyd é paia! Saiam da zona de conforto

    ResponderExcluir