sábado, 22 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010 e o hobby de colecionar figurinhas

O hábito de colecionar atravessa décadas e séculos. Mas de quatro em quatro anos surgem os já tradicionais álbuns da Copa do Mundo, e esse ano o álbum já é um fenômeno de vendas, atraindo um número muito grande de colecionadores. Em Valença, o ponto de troca tem lugar certo. É no Jardim de Cima aos sábados pela manhã. Colecionadores de todas as idades se reúnem numa espécie de "encontro local de colecionadores".
De geração para geração: álbum completo da Copa da Itália de 1990 e álbum atual.



CURIOSIDADES
Segundo a funcionária da banca, sábado é o dia eu mais vende, mas já houve exceção: “Um dia que tivemos feriado, faltou figurinha. Elas só chegaram na segunda–feira. Vendemos cerca de 2mil em apenas 6 horas”. Ela diz que há aqueles superticiosos que compram um pacotinho e esperam uns 10 minutos para comprarem novamente, na esperança de não saírem figurinhas repetidas. Há também aqueles que compram cerca de 50 pacotinhos de uma só vez no valor de R$37,50 (pacote fechado). A vendedora conta outros fatos curiosos: ”Teve um rapaz que deu 5 pacotinhos(25 figurinhas) por apenas uma. Curioso também, são aqueles colecionadores que já completaram seu álbum, mas contiuam comercializando as repetidas que sobraram.
Movimentação no Jardim de Cima

PERSONAGENS
-
Marcos Junior Almeida de Oliveira completou o álbum em apenas uma semana. “Gastei cerca de 200 reais. Chega uma hora em que você tem que parar de comprar e começar a trocar e a comprar dos outros. Na última figurinha vale tudo. Dei dez figurinhas pelo David Villa da Espanha". Marcos: uma semana e 200 reais.

O caso mais curioso é do Sr. Anísio dos Santos Nascimento. Um dos primeiros a iniciar a coleção em Valença, tem 61 anos, e é um jovem no meio da molecada. Para ele faltam poucas figurinhas. A movimentação em torno dele é grande, já que o mesmo possui muitas figurinhas repetidas. Com a listinha em mãos ele corre atrás das 8 faltantes. São listas e listas sendo olhadas, observadas e eliminadas.”Acho que não tem aquelas mais difíceis. Isso varia e depende da pessoa mesmo. A molecada segura as mais brilhantes, os escudos, que são mais bonitas, mas não é igual antigamente onde era mais difícil conseguir as carimbadas - tinham os prêmios também nas premiadas. Para o senhor Anísio vale até ligar pelo celular para saber se um contato seu tem alguma novidade. Sr Anísio: 61 anos e espírito jovem!

Túlio Morgado, 14 anos, estudante do Benjamim, completou o álbum em 3 semanas e virou empreendedor: “Completei o álbum e vendi as minhas figurinhas repetidas. Aí entrei no bafo hoje, ganhei 62 e agora estou vendendo cada uma a 15 centavos".

Dona Leila traz os netos ao Jardim de Cima e dá o maior incentivo! Corre atrás das figurinhas, cola no álbum, marca na listinha. “Na minha época eu colecionava tudo. Até aquele álbum dos Dez Mandamentos. O álbum é do meu neto, Karlo Enrico, mas minha netinha Ana Karolina ajuda também". Diz ela ao lado da amiga Marta com seu filho também colecionar Lucas. A vó, a neta, e a amiga no encontro semanal

AS MAIS DIFÍCIES
As opiniões se dividem. No time do Brasil: Robinho, Ronaldinho, Kaká. "Booth" (?) da África do Sul, "Durica" (?) da Eslovênia (?) e David Villa também são figurinhas cobicionadas.

MENINAS
- As meninas também colecionam. Juliana Correa de 10 anos da ABF, tem sua coleção há doze dias e, entusiasmada, vai ao troca-troca com as amigas. Já Daniele de Oliveira Sousa, estuda na 7ª série do CETF, e diz: “Vi que geral tava fazendo, aí resolvi começar a coleção também!”.
Juliana com as amigas.

3 comentários:

  1. Nota dez sua reportagem, Giovanni!
    Quanto profissionalismo! Muito legal, mesmo! :-)
    Senti como se estivesse de volta aí em Valença. Passeando pelo jardim de cima...

    Abração

    ResponderExcluir
  2. ahhahaha! Olha o Zé! Que maneiro! Valeu amigão!!!

    ResponderExcluir
  3. parabens pela materia! o blog ta show!

    ResponderExcluir