
CURIOSIDADES
Segundo a funcionária da banca, sábado é o dia eu mais vende, mas já houve exceção: “Um dia que tivemos feriado, faltou figurinha. Elas só chegaram na segunda–feira. Vendemos cerca de 2mil em apenas 6 horas”. Ela diz que há aqueles superticiosos que compram um pacotinho e esperam uns 10 minutos para comprarem novamente, na esperança de não saírem figurinhas repetidas. Há também aqueles que compram cerca de 50 pacotinhos de uma só vez no valor de R$37,50 (pacote fechado). A vendedora conta outros fatos curiosos: ”Teve um rapaz que deu 5 pacotinhos(25 figurinhas) por apenas uma. Curioso também, são aqueles colecionadores que já completaram seu álbum, mas contiuam comercializando as repetidas que sobraram.

PERSONAGENS
-
Marcos Junior Almeida de Oliveira completou o álbum em apenas uma semana. “Gastei cerca de 200 reais. Chega uma hora em que você tem que parar de comprar e começar a trocar e a comprar dos outros. Na última figurinha vale tudo. Dei dez figurinhas pelo David Villa da Espanha".

O caso mais curioso é do Sr. Anísio dos Santos Nascimento. Um dos primeiros a iniciar a coleção em Valença, tem 61 anos, e é um jovem no meio da molecada. Para ele faltam poucas figurinhas. A movimentação em torno dele é grande, já que o mesmo possui muitas figurinhas repetidas. Com a listinha em mãos ele corre atrás das 8 faltantes. São listas e listas sendo olhadas, observadas e eliminadas.”Acho que não tem aquelas mais difíceis. Isso varia e depende da pessoa mesmo. A molecada segura as mais brilhantes, os escudos, que são mais bonitas, mas não é igual antigamente onde era mais difícil conseguir as carimbadas - tinham os prêmios também nas premiadas. Para o senhor Anísio vale até ligar pelo celular para saber se um contato seu tem alguma novidade.

Túlio Morgado, 14 anos, estudante do Benjamim, completou o álbum em 3 semanas e virou empreendedor: “Completei o álbum e vendi as minhas figurinhas repetidas. Aí entrei no bafo hoje, ganhei 62 e agora estou vendendo cada uma a 15 centavos".
Dona Leila traz os netos ao Jardim de Cima e dá o maior incentivo! Corre atrás das figurinhas, cola no álbum, marca na listinha. “Na minha época eu colecionava tudo. Até aquele álbum dos Dez Mandamentos. O álbum é do meu neto, Karlo Enrico, mas minha netinha Ana Karolina ajuda também". Diz ela ao lado da amiga Marta com seu filho também colecionar Lucas.

AS MAIS DIFÍCIES
As opiniões se dividem. No time do Brasil: Robinho, Ronaldinho, Kaká. "Booth" (?) da África do Sul, "Durica" (?) da Eslovênia (?) e David Villa também são figurinhas cobicionadas.
MENINAS
- As meninas também colecionam. Juliana Correa de 10 anos da ABF, tem sua coleção há doze dias e, entusiasmada, vai ao troca-troca com as amigas. Já Daniele de Oliveira Sousa, estuda na 7ª série do CETF, e diz: “Vi que geral tava fazendo, aí resolvi começar a coleção também!”.
